CHAMADA ABERTA PARA DIGITALIZAÇÃO DE SUPER 8 E 8MM PROJETO “DIGITALIZAÇÃO VIAJANTE”

A Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros (IDFB) da Cinelimite e a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) apresentam, ao longo de outubro, novembro e dezembro de 2022 e janeiro de 2023, a Digitalização Viajante - um projeto de digitalização móvel e gratuita de filmes em bitola Super 8 e 8mm.

No último ano, no decorrer das ações de digitalização da IDFB, foram percebidas questões muito graves de hiperconcentração geográfica no que se refere às oportunidades de digitalização de materiais em película cinematográfica no Brasil. Concentradas no Rio de Janeiro e em São Paulo, prioritariamente, as empresas que realizam digitalização profissional são poucas, não conseguindo atender à demanda nacional; e também apresentam custos elevados de operação, o que faz com que o serviço se torne inacessível para um grupo mais amplo de indivíduos ou instituições. Além disso, é muito comum que filmes considerados “amadores” e/ou "caseiros" estejam à margem das escassas políticas públicas para a digitalização do cinema brasileiro.

A Associação Brasileira de Preservação Audiovisual se junta a esta iniciativa com a intenção de fomentar a criação de cópias digitais aptas à preservação digital, conectar membros e instituições interessadas em participar, pensar a preservação digital a longo prazo das cópias geradas, prestar auxílio técnico e promover ações educativas como oficinas, debates e outros eventos. 

- O scanner utilizado será o Pictor Pro, da FilmFabriek - uma tecnologia de ponta e portátil para a digitalização de filmes em bitolas Super 8 e 8mm. O projeto conta também com todos os recursos paralelos ao scanner para a realização das digitalizações - computador e tela portáteis, enroladeira portátil, coladeiras, fita adesiva, tesoura e bisturi, dentre outros equipamentos e insumos. Estaremos de fato viajando com uma estação de digitalização completa, para que, em todas as localidades, tenhamos os recursos necessários para realizar as ações de digitalização.

A princípio, a chamada aberta estará disponível para as cidades de Brasília (DF), Goiânia (GO), Recife (PE), Teresina (PI), e São Paulo (SP). O cronograma, bem como as cidades visitadas, poderão ser alterados pelo projeto de acordo com o interesse da IDFB e da ABPA.

Esta é apenas a primeira fase do projeto. A intenção é ampliar as nossas parcerias, atingindo cada vez mais instituições, arquivos, e pessoas em diversos estados do Brasil. Estar em apenas 7 cidades durante 3 meses, infelizmente, não é o suficiente para começar a mitigar a defasagem de digitalização que enfrentamos hoje no país.

Gostaríamos também de continuar realizando próximas fases em outros estados e cidades do Brasil. Para isso, buscamos instituições ou indivíduos que se interessem em nos receber.

Leia o edital nas páginas seguintes com atenção e faça a inscrição de seu(s) filme(s) neste link: https://forms.gle/oujVqirfer5Ehy4P6

Entre em contato conosco através do seguinte email:

digitalizacaoviajante@gmail.com
EDITAL DA “CHAMADA ABERTA DIGITALIZAÇÃO VIAJANTE SUPER
8 E 8MM” IDFB E ABPA

1 - Todos os indivíduos ou instituições interessados em ter filmes em Super 8 ou 8mm digitalizados pela IDFB deverão se inscrever, seguindo o cronograma do item 2, no formulário do link https://forms.gle/oujVqirfer5Ehy4P6. O filme não será digitalizado caso o interessado não se inscreva previamente neste formulário ou não se comunique previamente através do correio eletrônico digitalizacaoviajante@gmail.com. As datas e horas mais adequadas ao interessado deverão ser comunicadas à IDFB e, a partir disso, estabeleceremos um cronograma das ações presenciais. O interessado deverá levar o seu filme para o local indicado na data e hora estabelecida pela IDFB. Caso o interessado queira modificar essa data e hora, é necessário comunicar com uma antecedência mínima de 5 dias à IDFB. Não é permitido ao interessado acesso ao local de digitalização caso a data e hora previamente acordadas não sejam respeitadas.

2 - A data-limite para inscrições seguirá o cronograma de estadia em cada cidade, ficando aberta até alguns dias antes de o projeto deixar o local. O seguinte cronograma será seguido:
Brasília + Goiânia
Até 27 de outubro de 2022
Recife + João Pessoa
Até 7 de dezembro de 2022
Teresina
Até 18 de dezembro de 2022
São Paulo
Até 25 de janeiro de 2023

3 - O cronograma previsto pode ser alterado de acordo com necessidades eventuais do projeto, da IDFB ou da ABPA.

4 - O interessado em ter o arquivo digital de seu filme deve levar um HD pessoal, sem nenhum conteúdo armazenado, marcado com seu nome e com capacidade mínima de 1TB (terabyte), para a data e hora da ação presencial de digitalização. Este HD ficará em posse da IDFB até o final do cronograma de digitalizações, que está previsto para fevereiro de 2023. Em data e hora também previamente comunicadas por email, o interessado deverá retirar o HD no endereço estabelecido. O HD conterá:

- Cópia digital em formato DPX, adequada para o arquivamento e preservação digital.
- Cópia digital de acesso em formato MP4.

5 - Caso o interessado não tenha acesso a um HD, é necessária a comunicação prévia com o projetoe este dispensará esforços para fornecer ao interessado uma alternativa para a entrega do material, como a sua disponibilização no serviço de nuvem Google Drive.

6 - A IDFB e a ABPA não se responsabilizam por HDs não retirados após 3 meses da data estabelecida, e estes serão considerados abandonados.

7 - A IDFB e a ABPA se reserva ao direito de não digitalizar o filme caso este não esteja em condições de conservação suficientes para a realização da ação. 

8 - Os filmes serão digitalizados em resolução 2K, de acordo com a avaliação técnica da IDFB.

9 - Os filmes passarão por limpeza e inspeção técnica da IDFB e da ABPA previamente à sua digitalização, exclusivamente para garantir que o processo seja realizado de forma que não danifique o filme. Se, apesar de todos os esforços que serão despendidos para evitar danos, o filme sofra algum tipo de dano durante o processo de escaneamento, a IDFB e a ABPA não se responsabilizarão. O interessado deve preencher e assinar um termo de responsabilidade previamente à ação de digitalização.

10 - O interessado deverá seguir todos os protocolos de segurança pessoal e sanitária que for exigido quando da sua presença no local em que ocorrerá a ação presencial de digitalização.

11 - Como entidades voltadas à pesquisa, à preservação e à exibição de filmes brasileiros, a IDFB e a ABPA solicitam aos interessados a permissão para tornar os filmes livremente acessíveis ao público on-line e nas salas de cinema. Serão adicionados ao início das cópias digitais os logos da IDFB e da ABPA e um pequeno texto introdutório sobre a iniciativa, incluindo informações sobre os detentores de direitos autorais e produtores do filme selecionado. Se esta permissão não for concedida pelo detentor dos direitos autorais do filme, a IDFB e a ABPA considerarão a possibilidade de digitalização dos filmes apenas para fins de preservação e pesquisa, se reservando também o direito de não realizar a digitalização em quaisquer casos.

12 - Todo o custo do processo de digitalização, a partir da ação presencial até a entrega da cópia digital para o interessado, será financiado pela IDFB em parceria com a ABPA, estando o interessado livre de qualquer ônus financeiro pelo procedimento.

13 - O projeto não se responsabiliza por custos de transporte do filme/HD de/para o endereço fornecido pelo interessado.