
A Entrevista 1966
Directed by: Helena Solberg
O curta-metragem de 19 minutos é o resultado de entrevistas realizadas com várias mulheres entre 19 e 27 anos de idade que são da classe média alta. As entrevistadas falam sobre casamento, sexo, virgindade, fidelidade, felicidade, trabalho e os papéis sociais que são atribuídos ou impostos às mulheres.

Meio - Dia1970
Directed by: Helena Solberg
Filmado em 35mm em São Paulo, Meio dia (1970) marca o primeiro filme de ficção de Helena Solberg. Reminiscente do Zero de conduta (1933) de Jean Vigo e do Os incompreendidos (1959) de François Truffaut, o filme retrata a revolta de um grupo de crianças em sua escola diurna.

From the Ashes 1982
Directed by: Helena Solberg
O documentário examina as realidades humanas e complexidades políticas da vida na Nicarágua após a revolta de 1979 que derrubou a ditadura de Somoza.

Santo E Jesus 1970
Directed by: Cláudio Kahns and Antonio Paulo Ferraz
O assassinato de um operário, Nelson Pereira de Jesus, ocorrido em São Paulo em 1978, provoca uma investigação sobre os motivos e as condições de trabalho numa fábrica do bairro do Brás.

Vila Da Braca 1964
Directed by: Renato Tapajós
O primeiro filme de Renato Tapajós é um documentário de curta-metragem sobre uma favela construída sobre palafitas em Belém do Pará.

Oh De Casa1985
Directed by: Katia Mesel
Baseado no livro homônimo do escritor Gilberto Freyre, Oh de Casa (1985) tem como foco o valor da arquitetura tropical como forma de adaptação ao clima pernambucano, servindo ao estudo da formação social e da personalidade nordestinas.

Sulanca 1986
Directed by: Katia Mesel
Sulanca de Katia Mesel documenta a revolução econômica das mulheres de Santa Cruz do Capibaribe: costureiras que, através da colaboração e da determinação, conseguiram construir vidas para si mesmas e mudar o cenário socioeconômico da região mais negligenciada do Brasil.

São João em Santa Cruz 1987
Directed by: Katia Mesel
Feito quase imediatamente após a conclusão de Sulanca (1986), em São João em Santa Cruz (1987), Katia Mesel explora mais profundamente a cultura da região de Santa Cruz do Capibaribe registrando as festas juninas locais.
.png)
Cinemas Fechados 1980
Directed by: Sérgio Péo
Um manifesto feito no calor de uma discussão provocada pela obrigatoriedade de exibição de um curta-metragem brasileiro em cada projeção de um longa-metragem estrangeiro em todas as salas de cinema do Brasil a partir de 1977.

Ñanderú - Panorâmica Tupynambá1991
Directed by: Sérgio Péo
Um resgate poético da memória de nossos antepassados Tupinambá, considerados extintos ainda no século XVI, com o depoimento do cacique/pajé da tribo Guarani Mbya, Verá Mirí.

Mulheres: Uma Outra Hístoria1988
Directed by: Eunice Gutman
Filmado enquanto o Brasil transitava de volta à democracia, após mais de duas décadas sob ditadura, Mulheres: uma outra história (1988) centra-se nos diversos aspectos da participação das mulheres no cenário político brasileiro.

Duas Vezes Mulher 1985
Directed by: Eunice Gutman
Duas Vezes Mulher mostra através de entrevistas, a trajetória de mulheres migrantes vindas do campo, que constroem suas novas vidas no favela Vidigal em Rio de Janeiro.

Só No Carnaval1982
Directed by: Eunice Gutman
No subúrbio carioca da Penha, o Bloco das Piranhas, formado por homens vestidos de mulher, desfila com fantasias e maquiagens feitas pelas esposas dos participantes. Na Zona Sul, as travestis da Banda de Ipanema provocam críticas e indignação de alguns espectadores.

Mãe Monstro2003
Directed by: Cris Reque
O filme está baseado no conto A Mãe dos Monstros, de Guy de Maupassant, e atualiza a versão da história, que se passava no circo, ao mostrar o reencontro de duas amigas de adolescência em um programa sensacionalista de TV.

Mulheres da Boca1982
Directed by: Inês Castilho e Cida Aidar
Mulheres da Boca traz à tona a vida das trabalhadoras do sexo, em sua própria voz e na voz de quem explorava o seu trabalho. Foi filmado em 1981 na chamada Boca do Lixo, centro de São Paulo.

Histerias1983
Directed by: Inês Castilho e Cida Aidar
Entrecortado pela dança-performance Possessão, interpretada pela artista Juliana Carneiro da Cunha, o curta-metragem experimental Histerias, de Inês Castilho e Cida Aidar, se debruça sobre a saúde mental e a opressão das mulheres com um olhar aguçado.