Jardim de Guerra (1968), de Neville D'Almeida, é um dos filmes latino-americanos mais revolucionários de todos os tempos. Feito durante a ditadura militar brasileira, em claro desafio ao regime, o filme expõe as brutais táticas de tortura e manipulação da polícia militar brasileira através de uma história fictícia de amor e rebeldia.
Jardim de Guerra foi banido e censurado no Brasil por muitos anos. A cópia digital neste programa é a versão sem cortes do filme em um novo scan digital HD, com novas legendas em inglês feitas por Gustavo Menezes.
Jardim de Guerra apresenta um elenco repleto de estrelas, incluindo Joel Barcellos, Maria do Rosário, Paulo Villaça, Hugo Carvana, Zózimo Bulbul, Emmanuel Cavalcanti, Nelson Pereira dos Santos, Antonio Pitanga, Nelson Xavier, Guará Rodrigues e Glauce Rocha. Um fator chave para o estilo radical do filme pode ser atribuído ao lendário cineasta Dib Lutfi, que cria uma atmosfera dura com seu estilo característico de câmera na mão e uma abrasadora fotografia em preto e branco.
Jardim de Guerra está sendo apresentado em parceria com o
REcine - Festival Internacional de Cinema de Arquivo.
O filme ficará disponível no Cinelimite até o dia 14 de outubro.
--
Special thanks/Agradecimentos especiais: Cavi Borges, Cavideo, REcine International Archive Film Festival, Neville D’Almeida, & Gustavo Menezes